GT Religiões de matriz africana, educação e escola
GT RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, EDUCAÇÃO E ESCOLA
Coordenação:
- Marcelo da Silva
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/3586824428775939
- E-mail: marcelussetecordas@yahoo.com.br
- Verônica Kimura
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0250184022357274
- E-mail: casadaveronicak@gmail.com
Comentários:
- Vanessa Seibel
- Lattes:http://lattes.cnpq.br/3470742816911755
- Valdenesio Aducci Mendes
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/1361181712920994
RESUMO
O presente GT visa promover o diálogo interdisciplinar acerca das relações entre as religiões de matriz africana, a educação e a escola contemporânea, a partir de visões de mundo heterogêneas e contra-hegemônicas, a fim de que sejam propostas práticas educacionais que contemplem a liberdade e a laicidade do Estado brasileiro. Busca pensar os sujeitos e suas práticas em diálogo com perspectivas que reflitam sobre sua posicionalidade enquanto latino-americanos que têm vivido sob a égide de paradigmas europeus. O olhar que visamos para este grupo é aquele que desestabilize conceitos prédefinidos de experiências do Velho Mundo, introduzidas no processo de colonização, e que insira os povos na diáspora a partir da oralidade, das práticas rituais e da visão de mundo negro-africana no contexto das Américas.
Palavras-Chave: Educação; Tradições de Matriz Africana; Pós-colonialismo.
Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:
Data: 12/10 e 13/10; Local: Sala CFH 311, Horário: 15:00- 18:00
Dia 12/10/2018
Casa Espírita Vó Joaquina
Jacila Barbosa
Entre o terreiro e a escola – Diversidade religiosa e políticas
Verônica Kimura (UDESC) e Geovana Mendonça Lunardi-Mendes (UDESC)
A educação nas comunidades de terreiro
Emília G. Mota (UFG)
Ojinjé – Espaço de educação não formal ligado às Tradições dos Orixás
Isabel Cristina Ribeiro Rosa
Dia 13/10/2018
Educação em direitos humanos para crianças: Combatendo a intolerância das religiões de matriz africana
Evelyn Teixeira; Nathalia de Jesus Oliveira, Giovanna Pimentel
A formação de Professores e as Religiões de Matriz Africana: Entre a Lei 10.639/03 e a realidade das Escolas do Município de Curitiba e Regiões Metropolitanas
Isabella Sacramento da Silva e Edson Luiz Verbaneck da Maia (UFPR)
Orixalidade: a construção do Ser diaspórico
Marcelo da Silva
O processo de sacralização política na América Latina: Hugo Chávez como estudo de caso
Valdenésio Aduci Mendes
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