GT LAICIDADE, DECOLONIALIDADE E ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL
GT LAICIDADE, DECOLONIALIDADE E ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL
Coordenação:
- Elcio Cecchetti
- E-mail: elcio.educ@hotmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0957111938350750
- Adecir Pozzer
- E-mail: pozzeradecir@hotmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/9395941287057357
Comentários:
- Marcos Rodrigues da Silva
- E-mail: marcosrit@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/4059475779299506
RESUMO
A laicidade constitui-se em um princípio político-jurídico que visa assegurar a separação entre o poder civil e o religioso, a imparcialidade do Estado, a liberdade de consciência e o tratamento igualitário das pessoas. Por seu aspecto relacional, é uma noção dinâmica, demarcada por ambiguidades decorrentes das relações sociais de poder. O princípio da laicidade coloca em questão a identidade confessional das instituições universitárias e escolares, onde não raro se (re)produzem práticas de inculcação doutrinária, prosélita e monocultural, que contribuem para a colonialidade do ser, saber, poder e viver. Considerando os debates da atualidade sobre o Ensino Religioso não confessional, este GT abre-se para acolher estudos e práticas pedagógicas que tratem do conhecimento religioso a partir de pressupostos interculturais e decoloniais, com vistas a fomentar a convivência e o diálogo entre distintas concepções, identidades e diferenças, religiosas ou não.
Palavras-Chave: Laicidade; decolonialidade; Ensino Religioso não confessional.
Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:
Dia 12/10/2018
Religião, Tradição e Estado: Uma análise teórica de diferentes concepções de educação religiosa na Irlanda e Inglaterra
Tarcísio Amorim
Laicidade, religião e educação: Experiências de Ensino Religioso não confessional, intercultural e decolonial na América Latina
Márcio Hoff
Secularização, laicidade e decolonialidade
Douglas Ferreira Barros
Da Educação e ao Ensino Religioso não confessional: Das teorias aos discursos estudantis
Josiane Crusaro Simoni
Dia 13/10/2018
A Lei 10.639/03 e o Ensino Religioso não confessional: O desafio do cientista da religião para desconstruir preconceitos
Patrícia Perdigão e Anderson Ferreira
Suspensão e profanação como condição decolonial ao Ensino Religioso não confessional
Adecir Pozzer e Suzan Alberton Pozzer
Ensino Leigo versus Ensino Religioso: Modelos em disputa no limiar do Brasil-República
Elcio Cecchetti
O protagonismo do FONAPER na construção de um Ensino Religioso não confessional no Brasil
Neusa Maria Vedana Pazza e Mara Rosane Costa Maria
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