GT Religião, religiosidade e educação: Crenças, narrativas e experiências pedagógicas
GT RELIGIÃO, RELIGIOSIDADE E EDUCAÇÃO:
CRENÇAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Coordenação:
- André Rocha Cordeiro
- E-mail: andrerochacordeiro@hotmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/9814943716830357
- Tiago Ferreira dos Santos
- E-mail: thiagofersan23@hotmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/5180454057921564
Comentários:
- Bárbara Santana Nogueira
- E-mail: barbarasantana2007@hotmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/7881649333133625
RESUMO
Diante da diversidade religiosa existente no Brasil e no mundo contemporâneo, se faz necessária uma discussão histórica acerca das trajetórias, vivências e práticas das religiões e suas especificidades, bem como o debate sobre as experiências religiosas em suas aplicações educativas e como as mesmas se relacionaram com o ensino, seja através da escrita ou da oralidade. Expressando-se enquanto uma atividade humana, ferramenta de sociabilização e de relações sociais, as religiões e religiosidades estão presentes em vários contextos culturais, históricos e educacionais. Compreendendo a variedade de abordagens, fontes e objetos que perpassam a História das Religiões e Religiosidades, este simpósio tem como objetivo pensar o fenômeno religioso em seus múltiplos aspectos teórico, conceitual, metodológico e pedagógico, reunindo os diversos trabalhos e pesquisas sobre religião, religiosidade e educação que vêm sendo desenvolvidas no campo da história e das ciências humanas, a fim de proporcionar, aos participantes, possibilidades de trocas epistemológicas e possíveis reflexões e diálogos trans/interdisciplinares.
Palavras-Chave: história das religiões e religiosidades; crenças; narrativas; experiências.
Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:
Data: 12/10 e 13/10; Local: Sala CFH 309, Horário: 15:00- 18:00
Dia 12/10/2018
Amali: Candomblé e literatura
Bárbara Santana Nogueira e Marcos Cajé
Sincretismo Religioso e Crítica Social: Análise da música “Convoque seu buda” na aula de Ensino Religioso
Ruhama Sabião
A produção de material pedagógico para a disciplina de Ensino Religioso fundamentado nas disciplinas de História das Religiões e História Cultural
Ana Paula Mariano dos Santos
As possibilidades e importância da transdisciplinaridade nas aulas de História e Ensino Religioso
André de Souza Carvalho
Diminutas e acessórias: As experiências religiosas nos livros didáticos.
Tiago Ferreira dos Santos
Dia 13/10/2018
Narrativas de uma experiência educacional no sul de Mato Grosso: relatos da professora Irmã Maria Otília Rodrigues
Daniela Aparecida da Silva Sales
Salesianos nos espaços educacionais em Mato Grosso do Sul
Alana de Oliveira Barbosa e Ademilson Batista Paes
A educação ultramontana como elo entre dois clérigos: Uma análise da trajetória de Padre Antônio Ribeiro Pinto pupilo de D. Silvério Gomes Pimenta
Luciano Conrado Oliveira
Os Escritos de Santo Antônio Maria Zaccaria e o legado dos Barnabitas: Possíveis contribuições para a História da Educação
Daniel Longhini Vicençoni e Alessandro Santos da Rocha
“Coisa de tanto serviço de Deus, da Virgem e proveito das Almas”: Frei Nicolau Dias e o discurso educador dominicano
André Rocha Cordeiro
Ramón Llull: Expressões de uma Idade Média multicultural
Crislayne Fátima dos Anjos
Acesse, curta e compartilhe:
Site da ABHR #ABHR Canal da ABHR no Youtube
Facebook da ABHR 2018 Instagram da ABHR 2018 Twitter da ABHR 2018