GT RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E RACISMO: NARRATIVAS CONTRA HEGEMÔNICAS NA EDUCAÇÃO

GT RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E RACISMO:

NARRATIVAS CONTRA HEGEMÔNICAS NA EDUCAÇÃO

• Sandra Aparecida Gurgel Vergne
  • E-mail: sandragurgelvergne@gmail.com

• Célia Regina Cristo de Oliveira
  • E-mail: celiachristo@yahoo.com.br

• Marcos Vinícius de Souza Verdugo
  • E-mail:marcosv.verdugo@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/0326205328166253

No Brasil, em nosso momento histórico, contraria-se a previsão de enfraquecimento da religião e de redução de seus efeitos na esfera pública. No entanto, em vários contextos sociais, constata-se que os campos religiosos estão se apresentando na dinâmica do cotidiano de forma cada vez mais complexa, na qual a religião se fortalece como instância normativa e integradora de vastos segmentos da vida individual, social e, em particular, no campo da educação e na construção dos currículos escolares. Tal movimento, religioso-politico-midiático, vem produzindo uma hierarquização dos conteúdos e em alguns casos até mesmo tornando-os invisíveis, atendendo a interesses políticos e hegemônicos. Nesse sentido, este GT quer trazer as narrativas contra hegemônicas de práticas transgressoras que estão transformando o campo da educação, psicologia, sociologia, literatura e da Ciência da Religião, como um importante território de enfrentamento do racismo, sexismo, feminicídio e da violência religiosa. Dialogaremos com autores e escritos pós-coloniais, para propor uma perspectiva de visão de mundo que possa incluir os princípios da circularidade, coletividade, horizontalidade, afetividade e integralidade através da cosmovisão africana como estratégia de resgate de identidade e ancestralidade na escola pública.

Palavras-Chave: Educação; religião; cosmovisão africana.

Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:

O Ensino Religioso na escola básica pública como uma possibilidade de vivenciar as diferenças

Waldinéia Teles Pereira

Corpo, natureza e arte em conexão permanente

Mônica Rosa

A Escola na Trilha dos Orixás

Amauri Carlos Ferreira e Célio de Pádua Garcia

Narrativas de estudantes sobre “religiosidades” e a urgência de refletir e construir contra-currículos no cotidiano escolar

Célia Christo

O racismo nosso de cada dia: Religião, violência, cotidiano e narrativas contra hegemônicas na educação

Sandra Aparecida Gurgel Vergne (PUC – SP)

Pedagogias Decoloniais na obra de Catherine Walsh