GT MITOLOGIAS, CRENÇAS E PRÁTICAS CULTURAIS

• Lattes: http://lattes.cnpq.br/6286200229085639

• Janaína de Fátima Zdebskyi
  • E-mail: janazdebskyi@gmail.com

Este Grupo de Trabalho visa receber estudos que reflitam sobre os mitos, as crenças e as práticas culturais. O processo de construção dos mitos, as práticas religiosas, assim como as formas de compreensão do papel dos deuses, deusas e do ser humano no cosmos são temáticas presentes na reatualização de mitos antigos e medievais e na sua presença contemporânea, seja no cinema, na literatura ou em outras formas de expressão. A relação entre eles e a dimensão que o mito enreda na arte transmite historicidade de povos e culturas que conviveram com esta visão de mundo. Buscamos, com este Grupo de Trabalho, fomentar um diálogo que elenque ideias, objetos de estudo e fontes que possam debater sobre a conduta do ser humano em seu contexto, aliando mitos e crenças com a proposta de desenvolver e enriquecer o diálogo sobre essas temáticas. Este GT visa um diálogo transdisciplinar que se atente para as diversas perspectivas de estudo sobre discursos e práticas religiosas, partindo da forma como elas são apropriadas pelos povos.

Palavras-Chave: mitologias; crenças; culturas.

Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:

Data: 11/10, 12/10, 13/10 e 14/10; Local: Auditório do CFH, Horário: 15:00- 18:00

Crenças e narrativas: perspectivas teóricas

Gabriela Harumi Araki (UEM)

A Tenda de Umbanda Nossa Senhora Aparecida e sua história com Maringá-PR

Giovane Marrafon Gonzaga (LERR-UEM)

E “pega fogo” o terreiro: a materialização dos mitos de Oyá nas performances de canto e dança do Batuque sul-rio-grandense

Carina Monteiro Dias (UCS)

Narrativas acerca de Clodimar Pedrosa Lô: Reflexões sobre pesquisa participante no Cemitério Municipal de Maringá (2017)

Mariana Valentini Rodrigues (LERR/UEM)

O trabalho coletivo em regime de ajuri, no honor simbólico-religioso do Santo Daime

Maria Isabel de Araújo (UFAM)  e Silas Garcia A. De Sousa (Embrapa Amazônia Ocidental)