GT LAICIDADE NA EDUCAÇÃO

GT LAICIDADE NA EDUCAÇÃO

Coordenação:

  • Denize de Aguiar Xavier Sepulveda
  • E-mail: denizesepulveda@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9823519245400422

 

  • José Antonio Miranda Sepulveda
  • Email: jamsepulveda3@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6594616768887294

 

Comentários:

  • Amanda André de Mendonça
  • E-mail: amandademendonca@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7666060740151928

 

  • Fernanda Pereira de Moura
  • E-mail: fernandapmoura@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6515375673662756

 

RESUMO

Junto dos avanços da laicidade do Estado e da secularização da Sociedade que aconteceram nos últimos anos no país, assistimos também ao avanço de um projeto reacionário para a educação fruto da ação conjunta de parlamentares dos setores conservadores da igreja católica e das denominações evangélica que junto de políticos de outros setores conservadores e neoliberais promovem um avanço da pauta conservadora no país. Esse projeto reacionário que se caracteriza por dois movimentos complementares, um de imposição, no qual destacam-se o ensino religioso e a educação moral e cívica e, um de contenção, no qual se destaca os projetos Escola Sem Partido e a retirada da discussão de gênero dos planos de educação. Desta forma, este GT engloba tanto questões relativas a teorização sobre laicidade quanto a analises empíricas sobre a interferência de grupos religiosos na educação ao longo da história, destacando a importância de uma escola e uma educação laica que promova os valores necessários a existência de uma ordem democrática e o respeito a diversidade.

Palavras-Chave: educação; laicidade; democracia.

 

Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:

Data: 12/10 e 13/10; Local: Sala CSE 203, Horário: 15:00- 18:00

 

Dia 12/10/2018

 

Laicismo e Anarquismo nos livros da Escola Moderna de Barcelona

Rodrigo Rosa da Silva

 

O papel da campanha presidencial de 1922 no desenvolvimento do projeto educacional conservador católico-militar: o surgimento do centro Dom Vital e da União Católica Militar

Pedro Henrique Lessa Torres

 

Educação não formal no Quilombo dos Alpes

Priscila Vieira Bastos

 

Ciência da Religião como ciência de referência e ensino religioso como componente curricular: Experiências pedagógico-didáticas no ensino público do Pará

Rodrigo Oliveira dos Santos

 

Dia 13/10/2018

 

“Ideologia de gênero” x Laicidade no Plano Nacional de Educação

Amanda André de Mendonça

 

Laicidade, Ensino Religioso e Democracia: O combate aos preconceitos nos cotidianos das escolas públicas  

José Antonio Sepulveda  e Denize Sepulveda

 

Laicidade e educação: Uma análise de como o Ensino Religioso é ofertado nos Colégios Estaduais em Paranaguá-PR

Alana Pinto Margarida

 

Acesse, curta e compartilhe:

Site da ABHR           #ABHR          Canal da ABHR no Youtube         

 Facebook da ABHR 2018           Instagram da ABHR 2018           Twitter da ABHR 2018