GT LAICIDADE NA EDUCAÇÃO
GT LAICIDADE NA EDUCAÇÃO
Coordenação:
- Denize de Aguiar Xavier Sepulveda
- E-mail: denizesepulveda@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/9823519245400422
- José Antonio Miranda Sepulveda
- Email: jamsepulveda3@hotmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/6594616768887294
Comentários:
- Amanda André de Mendonça
- E-mail: amandademendonca@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/7666060740151928
- Fernanda Pereira de Moura
- E-mail: fernandapmoura@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/6515375673662756
RESUMO
Junto dos avanços da laicidade do Estado e da secularização da Sociedade que aconteceram nos últimos anos no país, assistimos também ao avanço de um projeto reacionário para a educação fruto da ação conjunta de parlamentares dos setores conservadores da igreja católica e das denominações evangélica que junto de políticos de outros setores conservadores e neoliberais promovem um avanço da pauta conservadora no país. Esse projeto reacionário que se caracteriza por dois movimentos complementares, um de imposição, no qual destacam-se o ensino religioso e a educação moral e cívica e, um de contenção, no qual se destaca os projetos Escola Sem Partido e a retirada da discussão de gênero dos planos de educação. Desta forma, este GT engloba tanto questões relativas a teorização sobre laicidade quanto a analises empíricas sobre a interferência de grupos religiosos na educação ao longo da história, destacando a importância de uma escola e uma educação laica que promova os valores necessários a existência de uma ordem democrática e o respeito a diversidade.
Palavras-Chave: educação; laicidade; democracia.
Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:
Data: 12/10 e 13/10; Local: Sala CSE 203, Horário: 15:00- 18:00
Dia 12/10/2018
Laicismo e Anarquismo nos livros da Escola Moderna de Barcelona
Rodrigo Rosa da Silva
O papel da campanha presidencial de 1922 no desenvolvimento do projeto educacional conservador católico-militar: o surgimento do centro Dom Vital e da União Católica Militar
Pedro Henrique Lessa Torres
Educação não formal no Quilombo dos Alpes
Priscila Vieira Bastos
Ciência da Religião como ciência de referência e ensino religioso como componente curricular: Experiências pedagógico-didáticas no ensino público do Pará
Rodrigo Oliveira dos Santos
Dia 13/10/2018
“Ideologia de gênero” x Laicidade no Plano Nacional de Educação
Amanda André de Mendonça
Laicidade, Ensino Religioso e Democracia: O combate aos preconceitos nos cotidianos das escolas públicas
José Antonio Sepulveda e Denize Sepulveda
Laicidade e educação: Uma análise de como o Ensino Religioso é ofertado nos Colégios Estaduais em Paranaguá-PR
Alana Pinto Margarida
Acesse, curta e compartilhe:
Site da ABHR #ABHR Canal da ABHR no Youtube
Facebook da ABHR 2018 Instagram da ABHR 2018 Twitter da ABHR 2018