GT LAICIDADE, DECOLONIALIDADE E ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL

GT LAICIDADE, DECOLONIALIDADE E ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL

Coordenação:

  • Elcio Cecchetti
  • E-mail: elcio.educ@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/0957111938350750

 

  • Adecir Pozzer
  • E-mail: pozzeradecir@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9395941287057357

 

Comentários:

  • Marcos Rodrigues da Silva
  • E-mail: marcosrit@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/4059475779299506

 

RESUMO

A laicidade constitui-se em um princípio político-jurídico que visa assegurar a separação entre o poder civil e o religioso, a imparcialidade do Estado, a liberdade de consciência e o tratamento igualitário das pessoas. Por seu aspecto relacional, é uma noção dinâmica, demarcada por ambiguidades decorrentes das relações sociais de poder. O princípio da laicidade coloca em questão a identidade confessional das instituições universitárias e escolares, onde não raro se (re)produzem práticas de inculcação doutrinária, prosélita e monocultural, que contribuem para a colonialidade do ser, saber, poder e viver. Considerando os debates da atualidade sobre o Ensino Religioso não confessional, este GT abre-se para acolher estudos e práticas pedagógicas que tratem do conhecimento religioso a partir de pressupostos interculturais e decoloniais, com vistas a fomentar a convivência e o diálogo entre distintas concepções, identidades e diferenças, religiosas ou não.

Palavras-Chave: Laicidade; decolonialidade; Ensino Religioso não confessional.

 

Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:

 

 

Dia 12/10/2018

 

Religião, Tradição e Estado: Uma análise teórica de diferentes concepções de educação religiosa na Irlanda e Inglaterra

Tarcísio Amorim

 

Laicidade, religião e educação: Experiências de Ensino Religioso não confessional, intercultural e decolonial na América Latina

Márcio Hoff

 

Secularização, laicidade e decolonialidade

Douglas Ferreira Barros

 

Da Educação e ao Ensino Religioso não confessional: Das teorias aos discursos estudantis

Josiane Crusaro Simoni

 

Dia 13/10/2018

 

A Lei 10.639/03 e o Ensino Religioso não confessional: O desafio do cientista da religião para desconstruir preconceitos

Patrícia Perdigão e Anderson Ferreira

 

Suspensão e profanação como condição decolonial ao Ensino Religioso não confessional

Adecir Pozzer  e Suzan Alberton Pozzer

 

Ensino Leigo versus Ensino Religioso: Modelos em disputa no limiar do Brasil-República

Elcio Cecchetti

 

O protagonismo do FONAPER na construção de um Ensino Religioso não confessional no Brasil

Neusa Maria Vedana Pazza e Mara Rosane Costa Maria

 

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