GT ETNOGRAFIA, HISTÓRIA ORAL, MÍDIAS E RELIGIOSIDADES: SENSIBILIDADES, DIVERSIDADES E RESISTÊNCIAS

• Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fº
  • E-mail: edumeinberg@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7589132071776933

• Rita Laura Segato
  • E-mail: ritalsegato@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7719153067130491

• Gilse Rodrigues
  • E-mail: gilseelisaufam@gmail.com

• Magali do Nascimento Cunha
  • E-mail: Magali.ncunha@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1968477845967720

No dia 17 de abril de 2016, a câmara dos deputadosfederais se posicionou favoravelmente à abertura do processo de impeachment da então presidenta Dilma Vana Rousseff. Os parlamentares que votaram sim na sessão da Câmara dedicaram seus votos majoritariamente a Deus e as igrejas procurando, além disso, atacar os setores de esquerda. No dia 31 de agosto daquele ano, Dilma Rousseff foi deposta em um golpe de Estado arquitetado por parlamentares, juristas e mídia. Nesse sentido, indaga-se quais são os desafios teóricos, metodológicos e epistemológicos dos estudos de religiões e religiosidades frente ao atual contexto político que se encontra caracterizado por conservadorismos, diversidades e resistências? E, mais ainda, quais as implicações relacionadas às subjetividades e sensibilidades de quem é pesquisado e de quem pesquisa? Desse modo, este GT procurará acolher trabalhos etnográficos e de história oral, e/ou que analisem diferentes mídias, e que reflitam conexões relacionadas à História do Tempo Presente entre religiosidades e: política; educação; gênero e sexualidade; movimentos sociais; migração e periferia; raça e etnia; mídia e espetáculo; humor; novos movimentos religiosos; dentre outros temas.

Palavras-Chave: Etnografia e história oral das religiosidades; mídia e religião, História do Tempo Presente.

Comunicações orais aprovadas e ordem das comunicações:

Data: 12/10 e 13/10 ; Local: Sala Goiabeira, Horário: 15:00- 18:00

Patrimônio, memória e os tesouros do sagrado: Ações museais e as religiões afro-

brasileiras no Estado do Maranhão

Greilson José de Lima (UEMA)

Religiosidade e Patrimônio Cultural nas Festas do Divino Espírito Santo dos Açores e Pirenópolis

Luiz Nilton Corrêa

A cruz nos dá esperança”: Notas etnográficas de uma célula religiosa inclusiva na cidade de Pelotas-RS

Arielson Teixeira do Carmo

De Terra Da MacumbaA Cidade De Deus”: A Polissemia Das Representações acerca da Cidade de Codó-Ma (1930-2000)

Jéssica Cristina Aguiar Ribeiro; Karl Arenz  e Josenildo Pereira de Jesus

Barracão de Capoeira do Mestre Roque, Uma Escola Raiz do Cordão de Ouro