GT EDUCAÇÃO E RELIGIÃO: DISCURSOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES

• Jeane dos Santos Caldeira
  • E-mail: jeanecal@yahoo.com.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/0429143837195691

O objetivo deste GT é reunir pesquisadores que trabalhem, a partir de diferentes abordagens e metodologias, com as relações estabelecidas entre a educação, a religião e a sociedade brasileira. Tanto a educação como a religião são institutos sociais que produzem e reproduzem a cultura, dando origem a discursos, práticas e representações com profundo significado na vida social. Esta relação entre educação e religião está presente nos ambientes privado, público e institucional. Além de existirem inúmeras instituições confessionais, em que práticas educacionais são desenvolvidas com base em valores religiosos, muito se tem discutido acerca do espaço a ser reservado ao ensino religioso nas escolas laicas. Por fim, dentro do ambiente religioso institucional ocorrem práticas educacionais não formais. Toda esta problemática vem gerando diferentes análises no campo das Ciências Humanas e Sociais. Assim, este GT se propõe a ser um espaço de discussão para pesquisas que versam sobre esses temas.

Palavras-Chave: Educação; religião; cultura.

Comunicações aprovadas e ordem das comunicações:

Data: 11/10 (Local: Sala Pitangueira) e 12/10, 13/10 e 14/10 (Local: Auditório da reitoria), Horário: 15:00- 18:00

Acolhimento de crianças e jovens: As influências da religião nos processos educativos de uma Casa-Lar

Bruna Ercoles da Silva

O relatório “Primeiro Lustro da Diocese de Pelotas (RS): 1911-1916”: Possibilidades de análises sobre a inserção do catolicismo no espaço educacional e contexto regional

Giana Lange do Amaral

Ensino agrícola para os meninos desvalidos: a atuação da Ordem de São José de Murialdo na cidade do Rio Grande/RS (1914 a 1928)

Hardalla Santos do Valle

Igreja Católica, intelectuais e a emergência do campo acadêmico no Maranhão (1950-1960)

Hugo Freitas de Melo

”Saúde e fraternidade, Elpídio Barbosa”: Leis e diretrizes educacionais da década de 1940

Gabriel da Rosa Dalapria; Júlia Espíndola Paredes e Maria Teresa Santos Cunha (pôster)