GT EDUCAÇÃO E RELIGIÃO: DISCURSOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES
GT EDUCAÇÃO E RELIGIÃO: DISCURSOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES
Coordenação:
- Marcelo Freitas Gil
- E-mail: marcelogil.ifsul@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/3299720686646479
- Giana Lange do Amaral
- E-mail: gianalangedoamaral@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/9102960381550474.
Comentários:
- Patrícia Weiduschadt
- E-mail: prweidus@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0643205535014525
- Hardalla dos Santos Vale
- E-mail: hardalladovalle@gmail.com
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0494683367350565
- Jeane dos Santos Caldeira
- E-mail: jeanecal@yahoo.com.br
- Lattes: http://lattes.cnpq.br/0429143837195691
RESUMO
O objetivo deste GT é reunir pesquisadores que trabalhem, a partir de diferentes abordagens e metodologias, com as relações estabelecidas entre a educação, a religião e a sociedade brasileira. Tanto a educação como a religião são institutos sociais que produzem e reproduzem a cultura, dando origem a discursos, práticas e representações com profundo significado na vida social. Esta relação entre educação e religião está presente nos ambientes privado, público e institucional. Além de existirem inúmeras instituições confessionais, em que práticas educacionais são desenvolvidas com base em valores religiosos, muito se tem discutido acerca do espaço a ser reservado ao ensino religioso nas escolas laicas. Por fim, dentro do ambiente religioso institucional ocorrem práticas educacionais não formais. Toda esta problemática vem gerando diferentes análises no campo das Ciências Humanas e Sociais. Assim, este GT se propõe a ser um espaço de discussão para pesquisas que versam sobre esses temas.
Palavras-Chave: Educação; religião; cultura.
Comunicações aprovadas e ordem das comunicações:
Data: 11/10 (Local: Sala Pitangueira) e 12/10, 13/10 e 14/10 (Local: Auditório da reitoria), Horário: 15:00- 18:00
Dia 12/10/2018
Acolhimento de crianças e jovens: As influências da religião nos processos educativos de uma Casa-Lar
Bruna Ercoles da Silva
O relatório “Primeiro Lustro da Diocese de Pelotas (RS): 1911-1916”: Possibilidades de análises sobre a inserção do catolicismo no espaço educacional e contexto regional
Giana Lange do Amaral
Ensino agrícola para os meninos desvalidos: a atuação da Ordem de São José de Murialdo na cidade do Rio Grande/RS (1914 a 1928)
Hardalla Santos do Valle
Igreja Católica, intelectuais e a emergência do campo acadêmico no Maranhão (1950-1960)
Hugo Freitas de Melo
”Saúde e fraternidade, Elpídio Barbosa”: Leis e diretrizes educacionais da década de 1940
Gabriel da Rosa Dalapria; Júlia Espíndola Paredes e Maria Teresa Santos Cunha (pôster)
Dia 13/10/2018
A Igreja Católica e o trabalho com instituições asilares para infância desvalida em Pelotas/RS (1889-1930)
Jeane dos Santos Caldeira
Religião Gênero/Sexualidades e Discursos Docentes
Joanice S. Conceição e Júlio Cezar P. Araújo
Sob as vistas de Mornese: A instalação das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil e um novo olhar sob a educação católica (1892-1934)
Júlia Rany Campos Uzun
A Frente Parlamentar Evangélica e a Educação: Uma análise dos projetos da FPE sobre a educação no Brasil
Leandro Ortunes
Das páginas à vitrine: Representações da vida e memória de Eurico Alfredo Nelson em conexões entre História e Museologia
Luís Alberto Freire dos Santos Filho
Religião: relatos de Vidas sentidas e com sentido
Hélia Bracons (pôster)
Dia 14/10/2018
A Escola Jeremias Fróes e a sua trajetória entre o ensino confessional e o ensino público e laico
Marcelo Freitas Gil
Unsere Schule (1933-1936) – revista pedagógica do Sínodo de Missouri
Patrícia Weiduschadt
Educação e Quimbanda: corpos e rituais de sangue em um terreiro de Rio Grande/ RS
Rodrigo Lemos Soares e Denise Marcos Bussoletti
Construindo um novo Ensino Religioso no caminho de uma Educação para a Paz
Rosângela Gomes da Fonseca
As escolas da Federação Espírita do Paraná e as práticas de educação popular (primeira metade do século XX)
Silvete A. C. de Araujo
Disciplina e comportamento de normalistas: preceitos religiosos e morais no Instituto de Educação Assis Brasil, Pelotas-RS, 1950-1970
Tânia Nair Alvares Teixeira e Maria Cristina dos Santos Louzada
Dia 11/10/2018 (SESSÃO EXTRA)
A Educação Étnico-racial na prática pedagógica do NEABI no IFMA – Campus Timon
Maria das Graças do Nascimento Prazeres
Investigações sobre Contextos e Perspectivas do Ensino Religioso: A BNCC em Londrina e Região
Matheus Henrick Pallisser Silva
Deus vai te “Educar” no Sertão(?): As propostas educacionais de Católicos e Batistas no Norte de Goyaz (1904 – 1964)
Wedster Felipe Martins Sabino e Vasni de Almeida
Acesse, curta e compartilhe:
Site da ABHR #ABHR Canal da ABHR no Youtube
Facebook da ABHR 2018 Instagram da ABHR 2018 Twitter da ABHR 2018