GT DIÁLOGOS ENTRE RELIGIÃO E POLÍTICA: CAMPANHAS, MANDATOS E ATUAÇÃO DE POLÍTICOS E GRUPOS JUVENIS

• Frank Antonio Mezzomo
  • E-mail: frankmezzomo@gmail.com

• Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
  • E-mail: crispataro@gmail.com

• Dario Paulo Barrera Rivera
  • E-mail: dario.rivera@metodista.br

Compreendendo que são flagrantes as imbricações entre religião e política na contemporaneidade, tanto na política institucional quanto na vivência cotidiana dos sujeitos, este GT tem como objetivo compreender os diálogos que se travam entre os dois campos. Na esteira deste entendimento, busca-se problematizar pesquisas que tematizem as articulações entre religião e política ocorridas no século XXI, seja a partir da atuação de políticos em eleições e mandatos junto à esfera do Estado, seja a partir da compreensão dos sujeitos no cenário contemporâneo, em especial dos grupos juvenis. Neste sentido, serão acolhidas propostas que tematizem o modo como os elementos religiosos se fazem presentes nas pautas de campanhas e mandatos eletivos, as formas de manifestação públicas da religião na esfera do Estado, a instrumentalização mútua entre religião e política nos movimentos, manifestações e espaços públicos, as articulações entre estas duas esferas nas diferentes sociabilidades, em particular dos jovens.

Palavras-Chave: Religião e política; eleições e mandatos; juventude.

Comunicações aprovadas  e ordem das apresentações:

Data: 12/10 e 13/10 ; Local: Sala CSE 109, Horário: 15:00- 18:00

Estado Laico: O que é isso mesmo?

Darli Alves de Souza

Evangélicas no palanque: Análise das campanhas online das vereadoras nas capitais brasileiras (2016)

Gabriela Scapini

Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens (2009-2011): Alcances, limites e vigência