GT CULTURA VISUAL, RELIGIÃO E CINEMA

• Helmut Renders (UMESP)
  • E-mail: helmut.renders@metodista.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9348720483251408

• Etienne Alfred Higuet (UEPA)
  • E-mail: etienne.higuet@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/5600938581821983

• Altierez Sebastião dos Santos (UMESP)
  • E-mail: altierezss@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/3610209535743228

O GT “Cultura visual, religião e cinema” tem por objetivo reunir pesquisas que explorem a mútua relação entre cultura visual e religião. Para tanto, acolhe trabalhos que tratem das diversas formas pelas quais a cultura visual ganha expressão (ícones, fotografia, gravura, escultura, artes plásticas, cinema, etc.), dos mais diversos períodos históricos, tradições religiosas e culturas. Consideram-se também trabalhos que proponham análises da força performativa de imagens, e metodologias para interpretação da cultura visual contemporânea. O GT parte do pressuposto de que a atenção a esse aspecto da cultura é uma resposta ao avanço da “visualização” e “estetização” da cultura contemporânea, com a expansão dos mundos imagéticos para todas as áreas da vida, desde o cotidiano até a ciência. O problema que o GT propõe desenvolver é de como a religião participa desse fenômeno, bem como das implicações para se pensar a religião na cultura contemporânea. Esse tipo de estudo tornou tema específico da investigação científica desde a década 90 do século passado, dando continuidade às intuições de Wittgenstein, Merleau-Ponty, Panofsky, dentre outros, representando um campo de pesquisa que pode envolver estudos de textos sagrados e história da religião, bem como da relação entre cultura e religião a partir de diferentes formas de produção do olhar e da imagem, por exemplo, fotografias, filmes, pinturas, gravuras, artefatos e aspectos pictóricos de metáforas.

Palavras-chave: imagem, estética, cultural visual.

Comunicações aprovadas e ordem das apresentações:

Data:  11/10 (Local: Auditório CCE), 12/10, 13/10 e 14/10 (Local: Templo Ecumênico); Horário: 15:00- 18:00

Imitação e encarnação na representação do Cristo de Georges Rouault

Etienne Alfred Higuet (UFJF)

As percepções sobre o movimento doutrinário e religioso Vale do Amanhecer a partir das representações áudio visuais

Jessica Kaline Vieira Santos (UFCG)

O Vale do Amanhecer e a complexa relação com sua matriz afro-brasileira

Altierez Sebastião dos Santos (UMESP)

A figura materna: Uma análise da metáfora religiosa representada em Carrie, a Estranha (1976)

Fernanda da Silveira (UEM)

O “Quadro o plano divino através dos séculos”: Uma representação essencial da importância da cultura visual na Assembleia de Deus

Eric Oliveira Martins (UMESP)