GT Religião, religiosidade e educação: Crenças, narrativas e experiências pedagógicas

GT RELIGIÃO, RELIGIOSIDADE E EDUCAÇÃO:

CRENÇAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Coordenação:

  • André Rocha Cordeiro
  • E-mail: andrerochacordeiro@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9814943716830357

 

  • Tiago Ferreira dos Santos
  • E-mail: thiagofersan23@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/5180454057921564

 

Comentários:

  • Bárbara Santana Nogueira
  • E-mail: barbarasantana2007@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7881649333133625

 

RESUMO

Diante da diversidade religiosa existente no Brasil e no mundo contemporâneo, se faz necessária uma discussão histórica acerca das trajetórias, vivências e práticas das religiões e suas especificidades, bem como o debate sobre as experiências religiosas em suas aplicações educativas e como as mesmas se relacionaram com o ensino, seja através da escrita ou da oralidade. Expressando-se enquanto uma atividade humana, ferramenta de sociabilização e de relações sociais, as religiões e religiosidades estão presentes em vários contextos culturais, históricos e educacionais. Compreendendo a variedade de abordagens, fontes e objetos que perpassam a História das Religiões e Religiosidades, este simpósio tem como objetivo pensar o fenômeno religioso em seus múltiplos aspectos teórico, conceitual, metodológico e pedagógico, reunindo os diversos trabalhos e pesquisas sobre religião, religiosidade e educação que vêm sendo desenvolvidas no campo da história e das ciências humanas, a fim de proporcionar, aos participantes, possibilidades de trocas epistemológicas e possíveis reflexões e diálogos trans/interdisciplinares.

Palavras-Chave: história das religiões e religiosidades; crenças; narrativas; experiências.

 

Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:

Data: 12/10 e 13/10; Local: Sala CFH 309, Horário: 15:00- 18:00

 

Dia 12/10/2018

 

Amali: Candomblé e literatura

Bárbara Santana Nogueira  e Marcos Cajé

 

Sincretismo Religioso e Crítica Social: Análise da música “Convoque seu buda” na aula de Ensino Religioso

Ruhama Sabião

 

A produção de material pedagógico para a disciplina de Ensino Religioso fundamentado nas disciplinas de História das Religiões e História Cultural

Ana Paula Mariano dos Santos

 

As possibilidades e importância da transdisciplinaridade nas aulas de História e Ensino Religioso

André de Souza Carvalho

 

Diminutas e acessórias: As experiências religiosas nos livros didáticos.

Tiago Ferreira dos Santos

 

Dia 13/10/2018

 

Narrativas de uma experiência educacional no sul de Mato Grosso: relatos da professora Irmã Maria Otília Rodrigues

Daniela Aparecida da Silva Sales

Salesianos nos espaços educacionais em Mato Grosso do Sul

Alana de Oliveira Barbosa  e Ademilson Batista Paes

 

A educação ultramontana como elo entre dois clérigos: Uma análise da trajetória de Padre Antônio Ribeiro Pinto pupilo de D. Silvério Gomes Pimenta

Luciano Conrado Oliveira

 

Os Escritos de Santo Antônio Maria Zaccaria e o legado dos Barnabitas: Possíveis contribuições para a História da Educação

Daniel Longhini Vicençoni e Alessandro Santos da Rocha

 

Coisa de tanto serviço de Deus, da Virgem e proveito das Almas”: Frei Nicolau Dias e o discurso educador dominicano

André Rocha Cordeiro

 

Ramón Llull: Expressões de uma Idade Média multicultural

Crislayne Fátima dos Anjos

 

 

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