Sobre Florianópolis

Sobre Floripa, clique aqui

Para atrativos culturais de Floripa, clique aqui

Sobre parques municipais de Floripa, clique aqui

MAIS:

Programa Santa Afro Catarina pode oferecer às pessoas inscritas no Simpósio três Roteiros Históricos guiados: Devoção ao Rosário e Festas Africanas na Ilha de Santa Catarina; A Desterro de Cruz e Sousa e Viver de Quitandas. As pessoas interessadas poderão obter mais informações na Página do Facebook e através do e-mail santaafrocatarina@gmail.com.

Percurso e Local: Todos os roteiros ocorrerão no Centro Histórico de Florianópolis e terão como ponto de partida a Figueira da Praça XV de Novembro. O percurso será realizado a pé e durará entre 1h e 1h30min.

Inscrições: As inscrições serão feitas pelo e-mail santaafrocatarina@gmail.comAs pessoas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail para checar a disponibilidade de vagas e receber as informações bancárias para depósito.

Descrição dos Roteiros

A Desterro de Cruz e Sousa – Situa a trajetória do escritor e poeta Cruz e Sousa, cujo pai e mãe foram escravos, no espaço da cidade de Desterro desde sua infância em meio à Guerra do Paraguai até seu engajamento na campanha abolicionista. As pessoas participantes poderão conhecer parte da história do poeta, da cidade e desfrutar de uma manhã com um pouco de poesia.

Devoção ao Rosário e Festas Africanas na Ilha de Santa Catarina – Apresenta aspectos da religiosidade e da cultura afro-brasileira através da história da Irmandade do Rosário e dos registros de batuques na Desterro oitocentista. Os conflitos em torno da disputa pelo espaço da cidade e pela direito à expressão da religiosidade e da cultura aparecem nesse roteiro.

Viver de Quitandas – Apresenta a Praça de Mercado e as ruas de Desterro (atual Florianópolis) como locais de trabalho e sociabilidade para mulheres e homens de origem africana envolvidos com o comércio de gêneros alimentícios no século XIX. O espaço da central da cidade aparece como alvo de disputas e de sobrevivência pelo qual pessoas como a africana Maria Mina, personagem importante do roteiro, transitaram.

Clique aqui e conheça a Página do Facebook do Programa Santa Afro Catarina 

 

Acesse, curta e compartilhe:

Site da ABHR           #ABHR          Canal da ABHR no Youtube         

 Facebook da ABHR 2018           Instagram da ABHR 2018           Twitter da ABHR 2018