GT Sociologia econômica e religiões no mundo contemporâneo

GT SOCIOLOGIA ECONÔMICA E RELIGIÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Coordenação:

  • Maria Aparecida Chaves Jardim
  • E-mail: majardim@fclar.unesp.br.
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1100188232208602
  • James Washington Alves dos Santos
  • E-mail: james.was@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1497163644785616

 

Comentários:

  • Gabriela Lanza Porcionato
  • E-mail: gabiporcionato@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/3058000166265242

 

RESUMO

A partir dos anos 1970 se convencionou chamar de “Sociologia Econômica” a iniciativa em torno de estudos sobre fatos, processos e estruturas da esfera econômica da sociedade utilizando conceitos das Ciências Sociais. Mais recentemente, passou a apontar para o núcleo duro da economia, o conceito de mercado. Esta mudança na forma de pensar tem como princípio uma crítica à teoria do homem econômico produzida pelos economistas clássicos do século VXIII e reproduzida pelos economistas do século XIX, conhecidos como neoclássicos. Isso inaugura uma nova série de debates em torno de uma nova fase do capitalismo, com a abertura do mercado, a financeirização da vida e as lógicas de consumo. Essa reflexão, por sua vez, vem somar com o estudo da religião no mundo contemporâneo, considerando as formas de produção religiosa e a dimensão do simbólico e do sagrado. O objetivo é analisar as ações econômicas como produto de uma imersão cultural formada por influências morais, religiosas, tradicionais, institucionais, questionando, assim, a ênfase do puro cálculo racional e interessado dos agentes, buscando maximizar o resultado de suas decisões.

Palavras-Chave: Sociedade; economia, religião.

 

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