GT Religiões de matriz africana, educação e escola

GT RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, EDUCAÇÃO E ESCOLA

Coordenação:

  • Marcelo da Silva
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/3586824428775939
  • E-mail: marcelussetecordas@yahoo.com.br

 

  • Verônica Kimura
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/0250184022357274
  • E-mail: casadaveronicak@gmail.com

 

Comentários:

  • Vanessa Seibel
  • Lattes:http://lattes.cnpq.br/3470742816911755

 

  • Valdenesio Aducci Mendes
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1361181712920994

 

RESUMO

O presente GT visa promover o diálogo interdisciplinar acerca das relações entre as religiões de matriz africana, a educação e a escola contemporânea, a partir de visões de mundo heterogêneas e contra-hegemônicas, a fim de que sejam propostas práticas educacionais que contemplem a liberdade e a laicidade do Estado brasileiro. Busca pensar os sujeitos e suas práticas em diálogo com perspectivas que reflitam sobre sua posicionalidade enquanto latino-americanos que têm vivido sob a égide de paradigmas europeus. O olhar que visamos para este grupo é aquele que desestabilize conceitos prédefinidos de experiências do Velho Mundo, introduzidas no processo de colonização, e que insira os povos na diáspora a partir da oralidade, das práticas rituais e da visão de mundo negro-africana no contexto das Américas.

Palavras-Chave: Educação; Tradições de Matriz Africana; Pós-colonialismo.

 

Acesse, curta e compartilhe:

Site da ABHR           #ABHR          Canal da ABHR no Youtube         

 Facebook da ABHR 2018           Instagram da ABHR 2018           Twitter da ABHR 2018