GT ENSINO RELIGIOSO, PLURALISMO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

GT ENSINO RELIGIOSO, PLURALISMO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Coordenação:

  • Joanildo Albuquerque Burity
  • E-mail: joanildo.burity@fundaj.gov.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1117978372756077

 

  • Karina Areias de Oliveira Melo
  • E-mail: kareias2002@yahoo.com.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9762072636265081

Comentários:

  • Emerson Alessandro Giumbelli
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/4268492948743246

 

  • Gilbraz de Souza Aragão
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/2791943760545079

RESUMO

Nas últimas décadas percebe-se um crescente agonismo em torno da necessidade de a escola brasileira incorporar as questões da diversidade cultural, em termos de tolerância e respeito às diferenças étnicas e religiosas. Este GT visa fomentar a discussão sobre os desafios enfrentados contemporaneamente, particularmente na América Latina, na construção do pluralismo de crenças, religiões e identidades, que revelam e colocam em debate e em pauta na agenda pública diversas demandas por reconhecimento e afirmação de direitos. Interessa-nos debater e analisar como estas demandas são absorvidas e repassadas através da disciplina de ensino religioso (mas também as abordagens sobre religião na história, sociologia e filosofia), e como o debate em torno do tratamento da religião no currículo põe frente a frente o discurso religioso e diversas formas de discurso laico nas ciências humanas sobre pluralismo, anti-racismo, multi e interculturalismo, tolerância e direitos (humanos, civis, sociais).

Palavras-Chave: Ensino Religioso; pluralismo; relações étnico-raciais.

Acesse, curta e compartilhe:

Site da ABHR           #ABHR          Canal da ABHR no Youtube         

 Facebook da ABHR 2018           Instagram da ABHR 2018           Twitter da ABHR 2018