GT EDUCAÇÃO E RELIGIÃO: DISCURSOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES

GT EDUCAÇÃO E RELIGIÃO: DISCURSOS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES

Coordenação:

  • Marcelo Freitas Gil
  • E-mail: marcelogil.ifsul@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/3299720686646479

 

  • Giana Lange do Amaral
  • E-mail: gianalangedoamaral@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9102960381550474.

 

Comentários:

  • Patrícia Weiduschadt
  • E-mail: prweidus@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/0643205535014525

 

  • Hardalla dos Santos Vale
  • E-mail: hardalladovalle@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/0494683367350565

 

  • Jeane dos Santos Caldeira
  • E-mail: jeanecal@yahoo.com.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/0429143837195691

 

RESUMO

O objetivo deste GT é reunir pesquisadores que trabalhem, a partir de diferentes abordagens e metodologias, com as relações estabelecidas entre a educação, a religião e a sociedade brasileira. Tanto a educação como a religião são institutos sociais que produzem e reproduzem a cultura, dando origem a discursos, práticas e representações com profundo significado na vida social. Esta relação entre educação e religião está presente nos ambientes privado, público e institucional. Além de existirem inúmeras instituições confessionais, em que práticas educacionais são desenvolvidas com base em valores religiosos, muito se tem discutido acerca do espaço a ser reservado ao ensino religioso nas escolas laicas. Por fim, dentro do ambiente religioso institucional ocorrem práticas educacionais não formais. Toda esta problemática vem gerando diferentes análises no campo das Ciências Humanas e Sociais. Assim, este GT se propõe a ser um espaço de discussão para pesquisas que versam sobre esses temas.

Palavras-Chave: Educação; religião; cultura.

 

Comunicações aprovadas e ordem das comunicações:

 

Dia 12/10/2018

Acolhimento de crianças e jovens: As influências da religião nos processos educativos de uma Casa-Lar

Bruna Ercoles da Silva

 

O relatório “Primeiro Lustro da Diocese de Pelotas (RS): 1911-1916”: Possibilidades de análises sobre a inserção do catolicismo no espaço educacional e contexto regional

Giana Lange do Amaral

 

Ensino agrícola para os meninos desvalidos: a atuação da Ordem de São José de Murialdo na cidade do Rio Grande/RS (1914 a 1928)

Hardalla Santos do Valle

 

Igreja Católica, intelectuais e a emergência do campo acadêmico no Maranhão (1950-1960)

Hugo Freitas de Melo

 

”Saúde e fraternidade, Elpídio Barbosa”: Leis e diretrizes educacionais da década de 1940

Gabriel da Rosa Dalapria; Júlia Espíndola Paredes e Maria Teresa Santos Cunha (pôster)

 

Dia 13/10/2018

 

A Igreja Católica e o trabalho com instituições asilares para infância desvalida em Pelotas/RS (1889-1930)

Jeane dos Santos Caldeira

 

Religião Gênero/Sexualidades e Discursos Docentes

Joanice S. Conceição  e Júlio Cezar P. Araújo

 

Sob as vistas de Mornese: A instalação das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil e um novo olhar sob a educação católica (1892-1934)

Júlia Rany Campos Uzun

 

A Frente Parlamentar Evangélica e a Educação: Uma análise dos projetos da FPE sobre a educação no Brasil

Leandro Ortunes

 

Das páginas à vitrine: Representações da vida e memória de Eurico Alfredo Nelson em conexões entre História e Museologia

Luís Alberto Freire dos Santos Filho

 

Religião: relatos de Vidas sentidas e com sentido

Hélia Bracons  (pôster)

 

Dia 14/10/2018

 

A Escola Jeremias Fróes e a sua trajetória entre o ensino confessional e o ensino público e laico

Marcelo Freitas Gil

 

Unsere Schule (1933-1936) – revista pedagógica do Sínodo de Missouri

Patrícia Weiduschadt

 

Educação e Quimbanda: corpos e rituais de sangue em um terreiro de Rio Grande/ RS

Rodrigo Lemos Soares  e Denise Marcos Bussoletti

 

Construindo um novo Ensino Religioso no caminho de uma Educação para a Paz

Rosângela Gomes da Fonseca

 

As escolas da Federação Espírita do Paraná e as práticas de educação popular (primeira metade do século XX)

Silvete A. C. de Araujo

 

Disciplina e comportamento de normalistas: preceitos religiosos e morais no Instituto de Educação Assis Brasil, Pelotas-RS, 1950-1970

Tânia Nair Alvares Teixeira e Maria Cristina dos Santos Louzada

 

Dia 11/10/2018 (SESSÃO EXTRA)

 

A Educação Étnico-racial na prática pedagógica do NEABI no IFMA – Campus Timon

Maria das Graças do Nascimento Prazeres

 

Investigações sobre Contextos e Perspectivas do Ensino Religioso: A BNCC em Londrina e Região

Matheus Henrick Pallisser Silva

 

Deus vai te “Educar” no Sertão(?): As propostas educacionais de Católicos e Batistas no Norte de Goyaz (1904 – 1964)

Wedster Felipe Martins Sabino  e Vasni de Almeida

 

 

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