GT CULTURA VISUAL, RELIGIÃO E CINEMA

GT CULTURA VISUAL, RELIGIÃO E CINEMA

Coordenação:

  • Helmut Renders (UMESP)
  • E-mail: helmut.renders@metodista.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9348720483251408

 

  • Etienne Alfred Higuet (UEPA)
  • E-mail: etienne.higuet@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/5600938581821983

Comentários:

  • Altierez Sebastião dos Santos (UMESP)
  • E-mail: altierezss@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/3610209535743228

RESUMO

O GT “Cultura visual, religião e cinema” tem por objetivo reunir pesquisas que explorem a mútua relação entre cultura visual e religião. Para tanto, acolhe trabalhos que tratem das diversas formas pelas quais a cultura visual ganha expressão (ícones, fotografia, gravura, escultura, artes plásticas, cinema, etc.), dos mais diversos períodos históricos, tradições religiosas e culturas. Consideram-se também trabalhos que proponham análises da força performativa de imagens, e metodologias para interpretação da cultura visual contemporânea. O GT parte do pressuposto de que a atenção a esse aspecto da cultura é uma resposta ao avanço da “visualização” e “estetização” da cultura contemporânea, com a expansão dos mundos imagéticos para todas as áreas da vida, desde o cotidiano até a ciência. O problema que o GT propõe desenvolver é de como a religião participa desse fenômeno, bem como das implicações para se pensar a religião na cultura contemporânea. Esse tipo de estudo tornou tema específico da investigação científica desde a década 90 do século passado, dando continuidade às intuições de Wittgenstein, Merleau-Ponty, Panofsky, dentre outros, representando um campo de pesquisa que pode envolver estudos de textos sagrados e história da religião, bem como da relação entre cultura e religião a partir de diferentes formas de produção do olhar e da imagem, por exemplo, fotografias, filmes, pinturas, gravuras, artefatos e aspectos pictóricos de metáforas.

Palavras-chave: imagem, estética, cultural visual.

 

Comunicações aprovadas e ordem das apresentações:

 

Dia 12/10/2018

 

Imitação e encarnação na representação do Cristo de Georges Rouault

Etienne Alfred Higuet (UFJF)

 

As percepções sobre o movimento doutrinário e religioso Vale do Amanhecer a partir das representações áudio visuais

Jessica Kaline Vieira Santos (UFCG)

 

O Vale do Amanhecer e a complexa relação com sua matriz afro-brasileira

Altierez Sebastião dos Santos (UMESP)

 

A figura materna: Uma análise da metáfora religiosa representada em Carrie, a Estranha (1976)

Fernanda da Silveira (UEM)

 

O “Quadro o plano divino através dos séculos”: Uma representação essencial da importância da cultura visual na Assembleia de Deus

Eric Oliveira Martins (UMESP)

 

Nhemongarai: Uma análise de representações Guarani em vídeo

Luiz Antônio Lima Cachoeira (ULB)

 

Dia 13/10/2018

 

A “fórmula de Páthos” (Pathosformeln) e a sobrevivência (Nachleben) das imagens: Uma análise iconológica das artes gospel no Brasil a partir de Aby Warburg

João Marcos Didio (UMESP)

 

O motivo dos três caminhos num desenho devocional luterano e suíça de 1800: Uma leitura Warburgiana

Helmut Renders (UMESP)

 

O paradoxo da ficção: Crenças no cinema de terror

Rafaela Arienti Barbieri (UEM)

 

O Terecô nas fotografias de família

Fladney Francisco da Silva Freire (UFG)

 

A Igreja Plenitude do Trono de Deus e a construção de sua identidade televisiva

Reginaldo Lopes Rebouças

 

“Maria passa na Frente!”: A cinematografia mariana e suas interfaces com o movimento feminista do século XX

Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos (UFSC)

 

Dia 14/10/2018

 

Um estudo de cultura visual e religião a partir da telenovela “A Escrava Isaura”, destacando o século XIX

Marcos André Pinto dos Ramos (UFRJ)

 

O transe religioso no videoclipe gospel: Aproximações, negociações e ressignificações

Flávia Medeiros

 

Multiculturalismo cidade e arte urbana

Marisete Machado Colbeich (UNIGRANRIO)

 

A “Mulher do Algodão”: Imaginário e representações simbólicas nas materializações de Edelarzil Munhoz Cardoso

Helena Raquel de França Costa (UMESP)

 

Uma Análise do Fim dos Tempos: Escatologia islâmica e imaginário apocalíptico através das imagens da Revista “Dabiq” (2014-2016)

Andréa Fátima Salvador (UDESC)

 

Intertextualidade religiosa em obras cinematográficas

Letícia Jovelina Storto (UENP)

 

Dia 11/10/2018 (SESSÃO EXTRA)

 

A sutil presença do tema da vulnerabilidade na xilogravura “O ser humano nas diferentes idades / O julgamento universal” de 1825: Observações na perspectiva da educação inclusiva e das ciências da religião

Elizabete Cristina Costa Renders (USCS)

 

La estética de la agrupación Convivio en El Niño Dios y Roberto el Diablo (Argentina 1937-1939)

Alejandra Leticia Niño Amieva (Universidad de Buenos Aires)

 

A morte humanista (?): representação imagética e perspectiva religiosa no cinema contemporâneo

Leonardo Graz-ziani (FAPA) e Maicon Kossmann (FAPA)

 

O sentido teológico na obra de arte

José Antonio Santos de Oliveira (UFS)

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