GT RELIGIÃO e EDUCAÇAO

GT RELIGIÃO E EDUCAÇÃO

Coordenação:

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
  • E-mail: srjunq@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8648726976057922

 

  • Eulálio Avelino Pereira Figueira
  • E-mail: eapfigueira@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8736492955927459

 

Comentários:

  • Edile Fracaro
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6048650604126129

 

RESUMO

Este GT organiza estudos e pesquisas sobre a relação entre educação, cultura e religião, um campo que se abre sistematicamente aos pesquisadores de Ciências da Religião e Teologia, assim como de áreas afins. Com perspectiva interdisciplinar, a intenção deste GT é compreender os diferentes processos de ensino e aprendizagem nos espaços escolarizados. Esse núcleo abrange temas, como ensino religioso, religião como objeto de estudo, projetos que tematizem religião em ambientes escolares, religião nos currículos escolares, educação e religião na esfera pública, diversidades religiosas e étnico-culturais, formação inicial e continuada para o ensino sobre religião, metodologias e subsídios pedagógicos para o ensino sobre religião, entre outros. Tais elementos estão relacionados à aplicação e à elaboração de técnicas de ensino que tornem possível o diálogo entre os resultados dos Estudos de Religião para a Educação brasileira, tendo em vista a compreensão e a transformação das práticas e políticas educacionais apresentadas como plataformas para a formação de cidadãos e cidadãs cientes de seus direitos e deveres.

Palavras-chave: educação; religião; ensino religioso.

 

Comunicações Orais aprovadas e ordem das apresentações:

 

Dia 12/10/2018

 

Práticas educativas dos franciscanos alemães em Santa Catarina

Fabiano Batista Rodrigues

 

Educação popular no campo religioso católico: A contribuição das Irmãs Catequistas Franciscanas

Claricia Otto

 

A Reforma protestante: Seus personagens e acontecimentos históricos nos livros didáticos

Vânia Siqueira

 

Projeto “Detetives do Evangelho”

Vera Maria Loureiro Figueira

 

Religiões afro-brasileiras em sala de aula a partir da análise de uma turma de educação do Curso e Colégio Conexão

Bruno Roque Younes

 

Proposta pedagógica do Ensino Religioso: A religião tratada como conteúdo escolar na sala de aula

Paulo Roberto Batista

 

Dia 13/10/2018

 

Diversidades religiosas nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Debates a partir da pesquisa com professores acerca do componente curricular de Ensino Religioso

Lucas Luís Jesus da Silva  e Vinicius dos Santos Moreno Bustos

 

Ensino Religioso na escola pública: Espaço de tolerância religiosa ou proselitismo?

Raquel Belém de Andrade da Silva

 

O Projeto Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos da UFPA e a Elaboração Materiais Didáticos para alunos do 1ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental

Devison Amorim do Nascimento; Silvia Danielle da Cunha Smith; Maria Divanete Sousa da Silva; Josete Leal Dias  e Vera Lúcia da Rocha Pereira

 

A presença e a influência de valores religiosos na execução das políticas sociais e educacionais: Dilemas entre valores religiosos e princípios laicos brasileiros

Fabio Lanza (ok) e Claudia Neves da Silva

 

Formação docente e o conhecimento religioso em sala de aula

Edile Maria Fracaro Rodrigues

 

Potencial Religioso da criança uma proposta montessoriana

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

 

Dia 14/10/2018

 

Proyecto de intercambio de experiências em educación religiosa: Marica (RJ – Brasil) – Bogotá (DC – Colômbia)

Ana Lucy Peralta e David Emmanuel Vides

 

Acesse, curta e compartilhe:

Site da ABHR           #ABHR          Canal da ABHR no Youtube         

 Facebook da ABHR 2018           Instagram da ABHR 2018           Twitter da ABHR 2018